Exposição fotográfica leva 50 Anos de Independência de Angola a Genebra

Uma exposição fotográfica que corporiza os diferentes momentos do país, registados ao longo dos 50 anos de Independência Nacional (1975 – 2025), será inaugurada na sede da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), Chemin des Colombettes 34, CH-1211, Genebra, sob o lema “Angola 50 Anos: Preservar e valorizar as conquistas alcançadas, construindo um futuro melhor”.
A exposição, que abre no dia 30 de Setembro de 2025, estará patente ao público até 7 de Outubro, das 18h30 às 21h00.
Promovida pela Missão Permanente de Angola junto das Nações Unidas e outras Organizações Internacionais em Genebra, a mesma insere-se nas comemorações do 50° Aniversário da Independência Nacional de Angola.
O evento, de cariz cultural, vai reunir representantes diplomáticos, funcionários internacionais, parceiros internacionais, membros da Missão Permanente de Angola, diplomatas da Embaixada de Angola e da comunidade angolana na Suíça, em geral.
As fotografias expostas incorporam diversas mensagens ligadas ao contexto histórico de Angola, dos marcos da Independência, aos desafios superados e às conquistas alcançadas pelo país, como a consolidação da soberania e os níveis de desenvolvimento conseguidos ao longo de cinco décadas, após um pesado saldo de 500 anos de domínio colonial.
O evento vai incluir momentos da dança folclórica angolana e uma actuação da cantora lírica internacional Té Macedo, com temas do repertório tradicional angolano, combinando toques eruditos com instrumentos tradicionais e vocalmente assentes numa forte componente lírica.
A Missão Permanente de Angola em Genebra considera ser importante celebrar os 50 anos de soberania e progresso de Angola, destacando os principais marcos históricos, políticos, sociais e culturais do país, bem como reflectir sobre o papel de Angola no sistema multilateral, incluindo as contribuições do país para a paz, a segurança, direitos humanos e o desenvolvimento sustentável.
Neste contexto, o momento vai ser oportuno para apresentar às entidades acreditadas junto da ONU Genebra, as realizações de Angola viradas para o desenvolvimento sustentável e o bem-estar dos cidadãos, bem como reforçar os laços de amizade e cooperação com os demais Estados-membros e Organizações internacionais ligadas ao ecossistema da Genebra Internacional.