#Angola #Destaques

Missão diplomática leva actos consulares à comunidade angolana de Lausanne

A cidade suíça de Lausanne, no Cantão de Vaud, recebeu no fim-de-semana, a visita da Embaixadora de Angola na Confederação Suíça, Filomena Delgado, no âmbito dos actos consulares itinerantes realizados pela Missão Diplomática naquela circunscrição.
A actividade, inserida nas celebrações do 17 de Setembro, Dia do Fundador da Nação e do Herói Nacional, no âmbito do programa das comemorações dos 50 anos da Independência Nacional, visa aproximar a Embaixada às comunidades angolanas residentes na confederação Suíça e no Principado do Liechtenstein.
Na sua intervenção na cerimónia de abertura, a Embaixadora Filomena Delgado referiu que estes actos, que se estenderão a outros cantões onde residam cidadãos angolanos, “concretizam as orientações e linhas estratégicas inscritas no Plano de Desenvolvimento Nacional 2022-2027, que define o reforço da cidadania e da relação entre o Estado e a diáspora como uma prioridade, fortalecendo os laços de pertença e identidade”.
Para Filomena Delgado, a “Diáspora Angolana é, hoje, um parceiro estratégico no desenvolvimento nacional do nosso país. O Executivo angolano, liderado por João Manuel Gonçalves Lourenço, reconhece o contributo inestimável dos nossos cidadãos no exterior, seja pelo envio de remessas, pela transferência de conhecimento e experiência, ou pelo prestígio que conferem à imagem de Angola em todo o mundo”.
Durante os actos, os membros da comunidade angolana tiveram acesso a serviços como: emissão e renovação de bilhetes de identidade; emissão de cartões consulares; emissão de certificados de registo criminal; recolha de dados para o processo do Passaporte Ordinário; e outros actos administrativos.
No evento, houve igualmente espaço para a entrega de Bilhetes de Identidade a cidadãos nacionais angolanos, bem como foram realizadas visitas à Escola das Línguas Nacionais Angolanas de Lausanne, e à Associação Minha Angola, ambas no cantão de Vaud.
Os cidadãos nacionais angolanos que não têm documentação receberam no local esclarecimentos das suas situações.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

We use cookies to personalise content and ads, to provide social media features and to analyse our traffic. We also share information about your use of our site with our social media, advertising and analytics partners. View more
Aceitar