Missão diplomática leva actos consulares à comunidade angolana de Lausanne

A cidade suíça de Lausanne, no Cantão de Vaud, recebeu no fim-de-semana, a visita da Embaixadora de Angola na Confederação Suíça, Filomena Delgado, no âmbito dos actos consulares itinerantes realizados pela Missão Diplomática naquela circunscrição.
A actividade, inserida nas celebrações do 17 de Setembro, Dia do Fundador da Nação e do Herói Nacional, no âmbito do programa das comemorações dos 50 anos da Independência Nacional, visa aproximar a Embaixada às comunidades angolanas residentes na confederação Suíça e no Principado do Liechtenstein.
Na sua intervenção na cerimónia de abertura, a Embaixadora Filomena Delgado referiu que estes actos, que se estenderão a outros cantões onde residam cidadãos angolanos, “concretizam as orientações e linhas estratégicas inscritas no Plano de Desenvolvimento Nacional 2022-2027, que define o reforço da cidadania e da relação entre o Estado e a diáspora como uma prioridade, fortalecendo os laços de pertença e identidade”.
Para Filomena Delgado, a “Diáspora Angolana é, hoje, um parceiro estratégico no desenvolvimento nacional do nosso país. O Executivo angolano, liderado por João Manuel Gonçalves Lourenço, reconhece o contributo inestimável dos nossos cidadãos no exterior, seja pelo envio de remessas, pela transferência de conhecimento e experiência, ou pelo prestígio que conferem à imagem de Angola em todo o mundo”.
Durante os actos, os membros da comunidade angolana tiveram acesso a serviços como: emissão e renovação de bilhetes de identidade; emissão de cartões consulares; emissão de certificados de registo criminal; recolha de dados para o processo do Passaporte Ordinário; e outros actos administrativos.
No evento, houve igualmente espaço para a entrega de Bilhetes de Identidade a cidadãos nacionais angolanos, bem como foram realizadas visitas à Escola das Línguas Nacionais Angolanas de Lausanne, e à Associação Minha Angola, ambas no cantão de Vaud.
Os cidadãos nacionais angolanos que não têm documentação receberam no local esclarecimentos das suas situações.