Dia do Herói Nacional celebrado pela primeira vez na Austrália

Na manhã desta terça-feira, 30 de Setembro, último dia do mês dedicado às Celebrações do dia do Herói Nacional, a Embaixada da República de Angola na comunidade da Austrália realizou uma exposição para, pela primeira vez, assinalar esta efeméride neste país.
A exposição sobre a vida e obra do Fundador da Nação – com mais de 150 imagens de António Agostinho Neto – foi realizada no prestigiado Museu Nacional da Austrália, na Cidade de Camberra, sob a bandeira do 50.º Aniversário da Independência Nacional, com o lema, “Angola 50 anos: Preservar e Valorizar as Conquistas Alcançadas, Construindo um Futuro Melhor”.
Estiveram presentes no evento autoridades locais, membros do corpo diplomático acreditado na comunidade da Austrália, académicos, investigadores interessados em questões relacionadas com a literatura africana e membros da comunidade angolana de Camberra.
Na sua intervenção, o Chefe desta Missão Diplomática, Embaixador António Luvualu de Carvalho, destacou os feitos políticos protagonizados por António Agostinho Neto, que proclamou a Independência de Angola.
Foi igualmente realçado o papel desempenhado por Agostinho Neto enquanto médico e igualmente como poeta de grande referência, sendo considerado o “Poeta Maior” da literatura angolana.
Os feitos culturais Agostinho Neto foram destacados, tal como o doutoramento honoris causa, atribuído em 1978 pela Universidade de Lagos, Nigéria.
Luvualu de Carvalho realçou a contribuição do Presidente Neto para a libertação de Angola e de África no geral, em especial a África Austral, tendo Angola Independente feito parte dos “países da linha da frente” da “libertação total” da região.
Também os esforços de Agostinho Neto para a manutenção da integridade do território angolano foram destacados pelo Embaixador.
Foi exibido um documentário sobre a vida e obra do Fundador da Nação e estiveram em exposição vários livros sobre os seus feitos, em inglês, português, francês e hindi. Trata-se de obras doados à Embaixada pela Fundação Dr. António Agostinho Neto.