#Angola #Destaques #Mundo

Angola participa na Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD16)

Angola está a participar desde segunda-feira na 16ª sessão da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD16) que reúne representantes dos 195 Estados-membros, no Palácio das Nações, em Genebra, Suíça, sob o tema “Moldando o futuro: impulsionando a transformação económica para um desenvolvimento equitativo, inclusivo e sustentável”.

O evento, que ocorre a cada quatro anos, reúne Chefes de Estado e de Governo, Ministros e outros actores proeminentes do mundo empresarial, representantes da sociedade civil e de instituições de ensino, para abordar questões relacionadas ao comércio global e ao desenvolvimento económico.

O Ministro da Indústria e Comércio, Rui Miguêns de Oliveira, em representação do Presidente da República de Angola, lidera a delegação angolana, que integra o Ministro dos Transportes, Ricardo de Abreu, a Embaixadora, Ana Maria de Oliveira, Representante Permanente de Angola junto da ONU em Genebra, funcionários seniores do Ministério dos Transportes e diplomatas da Missão Permanente de Angola.

Angola vai intervir durante as sessões políticas de alto nível, espaços que oferecem uma oportunidade para os Estados-membros expressarem suas opiniões sobre questões importantes relacionadas com o Comércio e o Desenvolvimento que têm estado a sofrer fortes oscilações na situação económica global.

A delegação angolana vai igualmente participar das mesas redondas ministeriais da UNCTAD16 que reúnem líderes de governos, Organizações internacionais, empresas, representantes de instituições de ensino e sociedade civil para equacionar soluções visando enfrentar os desafios globais mais urgentes da actualidade.

O evento também vai definir o programa de trabalho da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), que é o órgão principal do sistema das Nações Unidas.

OPORTUNIDADES
O evento oferece diversas oportunidades para o país, principalmente em relação ao programa de desenvolvimento económico em curso e o desafio da diversificação da economia que estão muito conectados com a cooperação internacional.

Com base nos objectivos gerais da UNCTAD e na relação pré-existente dessa Organização âncora da ONU com o país, os principais ganhos potenciais de Angola incluem a aceleração da diversificação económica, redução da dependência do petróleo, investimento em sectores não petrolíferos e fortalecimento das Pequenas e Médias Empresas (PMEs).

Outras oportunidades para o país têm a ver com a voz no cenário global, o fortalecimento da capacidade comercial e institucional através da promoção da diplomacia comercial, captação de apoio técnico e capacitação, melhora da protecção ao consumidor e busca de incentivos para avançar na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

We use cookies to personalise content and ads, to provide social media features and to analyse our traffic. We also share information about your use of our site with our social media, advertising and analytics partners. View more
Aceitar