#Angola #Destaques

Angola e Burundi assinam Acordo de Isenção de Visto para Titulares de Passaportes Diplomáticos e de Serviço

O Ministro das Relações Exterios, Téte António, e Edouard Bizimana, Ministro dos Negócios Estrangeiros, da Integração Regional e da Cooperação para o Desenvolvimento da República do Burundi,
assinaram na tarde deste domingo, em Adis Abeba, o Acordo de Isenção de Visto para Titulares de Passaportes Diplomáticos e de Serviço.

De acordo com o estabelecido, os cidadãos de Angola e do Burundi titulares de Passaporte Diplomático ou de Serviço estão isentos da exigência de visto para entrar, transitar, permanecer e sair do território da outra Parte por um período de sessenta (60) dias.

O Governo da República de Angola, por um lado, e o Governo da República do Burundi, por outro lado, consideram os laços de amizade e cooperação existentes entre si e estão gratos pela necessidade de facilitar a circulação de cidadãos de ambos os países e de promover o intercâmbio de delegações oficiais no âmbito do reforço da cooperação bilateral.

A cooperação de amizade e solidariedade entre Angola e o Burundi tem-se consolidado ao longo dos anos com base em valores comuns de unidade africana e pelo respeito pela soberania dos Estados.

As relações diplomáticas entre os dois países caracterizam-se por um diálogo político construtivo e por uma concertação regular no quadro das organizações regionais e continentais, com destaque para a União Africana.

Ambos os Estados partilham o compromisso com o reforço da integração africana, a promoção da paz e segurança, bem como a dinamização da cooperação económica e técnico-científica.

Neste contexto, a assinatura, este domingo, do Acordo de Isenção de Visto para titulares de passaportes diplomáticos e de serviço, representa um passo significativo no aprofundamento das relações bilaterais.

O instrumento jurídico visa facilitar a mobilidade de dirigentes, diplomatas e quadros técnicos, criando melhores condições para o intercâmbio institucional, a implementação de projectos conjuntos e o fortalecimento da cooperação política e administrativa.

A assinatura deste acordo ocorre num momento particularmente simbólico, marcado pela transição da Presidência rotativa da União Africana de Angola para Burundi*.

Esta passagem de testemunho reforça os laços de solidariedade entre os dois países e evidencia o espírito de continuidade e compromisso com a agenda africana comum.

A nova etapa abre perspectivas para o reforço da cooperação em domínios como diplomacia, comércio, agricultura, formação de quadros, energia e infra-estruturas, contribuindo para o desenvolvimento inclusivo e para a consolidação da unidade e da integração do continente africano.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

We use cookies to personalise content and ads, to provide social media features and to analyse our traffic. We also share information about your use of our site with our social media, advertising and analytics partners. View more
Aceitar