Angola e Burundi assinam Acordo de Isenção de Visto para Titulares de Passaportes Diplomáticos e de Serviço
O Ministro das Relações Exterios, Téte António, e Edouard Bizimana, Ministro dos Negócios Estrangeiros, da Integração Regional e da Cooperação para o Desenvolvimento da República do Burundi,
assinaram na tarde deste domingo, em Adis Abeba, o Acordo de Isenção de Visto para Titulares de Passaportes Diplomáticos e de Serviço.
De acordo com o estabelecido, os cidadãos de Angola e do Burundi titulares de Passaporte Diplomático ou de Serviço estão isentos da exigência de visto para entrar, transitar, permanecer e sair do território da outra Parte por um período de sessenta (60) dias.
O Governo da República de Angola, por um lado, e o Governo da República do Burundi, por outro lado, consideram os laços de amizade e cooperação existentes entre si e estão gratos pela necessidade de facilitar a circulação de cidadãos de ambos os países e de promover o intercâmbio de delegações oficiais no âmbito do reforço da cooperação bilateral.
A cooperação de amizade e solidariedade entre Angola e o Burundi tem-se consolidado ao longo dos anos com base em valores comuns de unidade africana e pelo respeito pela soberania dos Estados.
As relações diplomáticas entre os dois países caracterizam-se por um diálogo político construtivo e por uma concertação regular no quadro das organizações regionais e continentais, com destaque para a União Africana.
Ambos os Estados partilham o compromisso com o reforço da integração africana, a promoção da paz e segurança, bem como a dinamização da cooperação económica e técnico-científica.
Neste contexto, a assinatura, este domingo, do Acordo de Isenção de Visto para titulares de passaportes diplomáticos e de serviço, representa um passo significativo no aprofundamento das relações bilaterais.
O instrumento jurídico visa facilitar a mobilidade de dirigentes, diplomatas e quadros técnicos, criando melhores condições para o intercâmbio institucional, a implementação de projectos conjuntos e o fortalecimento da cooperação política e administrativa.
A assinatura deste acordo ocorre num momento particularmente simbólico, marcado pela transição da Presidência rotativa da União Africana de Angola para Burundi*.
Esta passagem de testemunho reforça os laços de solidariedade entre os dois países e evidencia o espírito de continuidade e compromisso com a agenda africana comum.
A nova etapa abre perspectivas para o reforço da cooperação em domínios como diplomacia, comércio, agricultura, formação de quadros, energia e infra-estruturas, contribuindo para o desenvolvimento inclusivo e para a consolidação da unidade e da integração do continente africano.






