#Angola #Destaques

Angola e Egipto reforçam cooperação bilateral e concertação multilateral

O Ministro das Relações Exteriores,Téte António, manteve este domingo um encontro de trabalho com Badr Abdelatty, Ministro dos Negócios Estrangeiros do Egipto, à margem da 39.ª Sessão dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana, realizada em Addis Abeba.

O encontro permitiu às duas entidades proceder a uma análise aprofundada do estado das relações bilaterais, com enfoque no incremento da cooperação nos domínios político-diplomático, económico e cultural.

As partes manifestaram satisfação pelo nível de diálogo existente e reiteraram o compromisso de trabalhar para a implementação efectiva dos Acordos e Memorandos de Entendimento já assinados, bem como para a conclusão dos instrumentos jurídicos pendentes.

No plano económico, os dois Chefes da Diplomacia abordaram a necessidade de dinamizar o intercâmbio comercial e o investimento recíproco, sublinhando a importância da realização, em data a acordar por via diplomática, da Comissão Mista a nível ministerial.

Foi igualmente destacada a urgência da revitalização da Câmara de Comércio Angola–Egipto, enquanto plataforma privilegiada para aproximar os sectores empresariais dos dois países e fomentar parcerias nos sectores da energia, agricultura, indústria transformadora, construção, infra-estruturas, transportes e turismo.

No domínio cultural e académico, as partes defenderam o reforço dos programas de intercâmbio entre instituições de ensino superior, centros de investigação e academias diplomáticas, bem como a promoção da cooperação no sector do património cultural e das indústrias criativas.

Durante o encontro, houve ainda espaço para a troca de impressões sobre questões regionais e internacionais de interesse comum, com destaque para o fortalecimento do multilateralismo, a promoção da paz e segurança no continente africano e a concertação de posições no seio da União Africana e de outros fóruns internacionais.

As duas partes reiteraram o apoio mútuo às candidaturas regionais e internacionais, no espírito de solidariedade africana.

Angola e Egipto, países fundadores da Organização da Unidade Africana e actores relevantes na arquitectura política e de segurança do continente, reafirmaram o seu compromisso com a consolidação da parceria estratégica bilateral, baseada em princípios de respeito mútuo, soberania, não ingerência nos assuntos internos e benefício recíproco.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

We use cookies to personalise content and ads, to provide social media features and to analyse our traffic. We also share information about your use of our site with our social media, advertising and analytics partners. View more
Aceitar