Angola e Egipto reforçam cooperação bilateral e concertação multilateral
O Ministro das Relações Exteriores,Téte António, manteve este domingo um encontro de trabalho com Badr Abdelatty, Ministro dos Negócios Estrangeiros do Egipto, à margem da 39.ª Sessão dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana, realizada em Addis Abeba.
O encontro permitiu às duas entidades proceder a uma análise aprofundada do estado das relações bilaterais, com enfoque no incremento da cooperação nos domínios político-diplomático, económico e cultural.
As partes manifestaram satisfação pelo nível de diálogo existente e reiteraram o compromisso de trabalhar para a implementação efectiva dos Acordos e Memorandos de Entendimento já assinados, bem como para a conclusão dos instrumentos jurídicos pendentes.
No plano económico, os dois Chefes da Diplomacia abordaram a necessidade de dinamizar o intercâmbio comercial e o investimento recíproco, sublinhando a importância da realização, em data a acordar por via diplomática, da Comissão Mista a nível ministerial.
Foi igualmente destacada a urgência da revitalização da Câmara de Comércio Angola–Egipto, enquanto plataforma privilegiada para aproximar os sectores empresariais dos dois países e fomentar parcerias nos sectores da energia, agricultura, indústria transformadora, construção, infra-estruturas, transportes e turismo.
No domínio cultural e académico, as partes defenderam o reforço dos programas de intercâmbio entre instituições de ensino superior, centros de investigação e academias diplomáticas, bem como a promoção da cooperação no sector do património cultural e das indústrias criativas.
Durante o encontro, houve ainda espaço para a troca de impressões sobre questões regionais e internacionais de interesse comum, com destaque para o fortalecimento do multilateralismo, a promoção da paz e segurança no continente africano e a concertação de posições no seio da União Africana e de outros fóruns internacionais.
As duas partes reiteraram o apoio mútuo às candidaturas regionais e internacionais, no espírito de solidariedade africana.
Angola e Egipto, países fundadores da Organização da Unidade Africana e actores relevantes na arquitectura política e de segurança do continente, reafirmaram o seu compromisso com a consolidação da parceria estratégica bilateral, baseada em princípios de respeito mútuo, soberania, não ingerência nos assuntos internos e benefício recíproco.






