Governos provinciais da Lunda-Norte e Cabo do Norte reúnem-se na Cidade do Cabo
Uma reunião realizada na Chancelaria do Consulado Geral da República de Angola em Cape Town, visando o estabelecimento de parcerias territoriais para desenvolvimento sustentável, prosperidade, partilha e integração regional, foi lançada pela Consulado-Geral da República de Angola nas provincias sul-africanas de Western Cape, Eastern Cape e Northern Cape, Elsa Caposso Vicente que proferiu um breve discurso de abertura.
Entretanto, uma das principais protagonistas do encontro foi a Governadora da província angolana da Lunda Norte, Filomena Aires, que lançou vários desafios que podem constituir uma alavanca na operação do motor que levará avante esta parceria engendrada na orientação do executivo angolano, liderado pelo Presidente da República João Manuel Gonçalves Lourenço.
Do lado sul-africano o principal destaque recaiu em Maletsha Tlaletsi, Directora Geral da província do Cabo do Norte, também conhecida por Cabo Setentrional, situada na faixa oeste e noroeste do país Arco-Íris. Foi formada em 1994 a partir da anterior província do Cabo.
A sua capital é Kimberly, cidade receberá nos próximos dias a delegação governamental da Lunda Norte e é considerada a “capital dos diamantes” da África do Sul. Tem uma área de 372.889 km², sendo a maior de toda África do Sul, porém é a menos populosa pouco mais de 1,4 milhões de habitantes dos quais mais de 50% são de raça mista coloureds, uma miscigenação derivada de diversos grupos étnicos, com descendência de coisãs, bantus, europeus, asiaticos, tendo claramente uma das maiores diversidades genéticas de todo planeta.
Antes da aprovação da assinatura de acordo de geminação entre a provincia sul-africana e a homologa angolana, efectuou-se a emocionante troca de ofertas com particular destaque para a escultura do Samanyonga, vulgarmente conhecido por ‘ Pensador ‘ devido a posição de reflexão, um dos maiores símbolos da cultura nacional angolana.






