8 de June, 2026
#A nossa diáspora #Escolha do Editor #Multimedia #Vídeo

Genebra teve um sabor a Angola no Dia da Língua Portuguesa

Angola e os demais países membros da CPLP representados pelos Embaixadores e Representantes Permanentes junto da ONU e outras Organizações internacionais, e respectivas comunidades residentes na Suíça festejaram ontem, sexta-feira, em Genebra, o Dia da Língua Portuguesa.

Realizado sob o lema ‘Sabores da CPLP’, o evento, que reuniu perto de 200 convivas nas instalações da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), foi considerado como um factor de fortalecimento da coesão e construção de cidadania na CPLP pelo mundo e de todos os Estados-membros da organização lusófona.

Angola, no quadro da presidência pro tempore da Organização, coordenou a realização do evento, que contou com a participação de Moçambique, Brasil, Cabo Verde, Portugal, Timor-Leste e Guiné Equatorial e enquadrou a identidade e a cultura dos povos e países participantes por meio da gastronomia, música, dança, entre outras manifestações socioculturais.

Criada a 17 de Julho de 1996, a Comunidade de Países de Língua Portuguesa tem como Estados-membros Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, Timor Leste e São Tomé e Príncipe e procura com estas actividades promover e divulgar aspectos culturais da comunidade.

A Embaixadora Margarida Izata, Representante Permanente de Angola junto da ONU em Genebra, destacou que o espaço da CPLP é “cada vez mais relevante nos domínios cultural, turístico, comercial e político” e que a lingua portuguesa constitui assim um “valioso património”