10 de June, 2026
#A nossa diáspora #Destaques #Sociedade

Deputados angolanos participam na 8.ª Edição do Fórum de Paz de Paris

Uma delegação de deputados da Assembleia Nacional da República de Angola, chefiada por Vigílio Tyova, participa na 8.ª edição do Fórum de Paz de Paris, que decorre nos dias 29 e 30 de Outubro em Paris. A delegação, composta igualmente deputados José Semedo e Clarice Mukinda, acompanhados pela Embaixadora de Angola em França, Guilhermina Prata, marca a presença do país neste evento internacional dedicado à governação global e à promoção da paz.

O Fórum teve início esta manhã com uma sessão solene realizada no palco A do Musée de l’Homme, que estabeleceu o enquadramento dois dias de debates.

Sob o lema “Novas Coligações para a Paz, pelas Pessoas e pelo Planeta”, o Fórum deste ano reúne líderes políticos, organizações internacionais e membros da sociedade civil para encontrar respostas concretas aos desafios globais mais prementes.

A participação da delegação parlamentar e diplomática angolana sublinha o compromisso do país com o multilateralismo e a cooperação internacional na busca de soluções sustentáveis para a paz e segurança mundiais.

O foco principal da agenda dos deputados angolanos centrou-se na sua participação em três sessões de alto nível na Mesa Redonda 1, dedicadas ao 10.º Aniversário da adopção do Acordo de Paris sobre o Clima.

O Fórum de Paz de Paris, estabelecido em 2018, tornou-se uma plataforma essencial para o diálogo multissectorial e para a construção de consensos em torno da paz, segurança, desenvolvimento e meio ambiente