24 de June, 2026
#A nossa diáspora #Destaques #Sociedade

Embaixada em França acolhe sessão do “Café Santé” nas comemorações do cinquentenário da Independência Nacional

A Embaixada da República de Angola em França, em parceria com a associação Ndona Charity, acolheu esta sexta-feira a 18ª edição do evento “Café Santé”, um encontro de saúde preventiva que se insere nas celebrações do 50º Aniversário da Independência Nacional de Angola.

O evento, que coincidiu com o Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC), destacou-se pela presença de renomados médicos, investigadores e especialistas franceses, sublinhando a importância da diplomacia de saúde e o compromisso de Angola com o bem-estar da sua diáspora.

O evento, realizado sob o tema “O AVC, um desafio de saúde pública: prevenir, cuidar, acompanhar”, teve como objectivo criar um espaço de diálogo e sensibilização sobre a prevenção, tratamento e reabilitação pós-Acidente Vascular Cerebral (AVC), uma das principais causas de incapacidade e mortalidade a nível global e em Angola.

A sessão de abertura foi presidida pela Embaixadora Guilhermina Prata, que deu as boas-vindas aos ilustres convidados, sublinhando a relevância da dupla celebração e o progresso do sector da saúde em Angola.

“Estamos reunidos hoje sob o signo de uma dupla celebração: a do Dia Mundial de Luta contra o Acidente Vascular Cerebral, a 29 de Outubro, e a do cinquentenário (50º) da nossa independência nacional, a 11 de Novembro.”

A Embaixadora destacou o empenho de Angola no desenvolvimento do seu sistema de saúde, mencionando o discurso sobre o Estado da Nação proferido pelo Presidente da República de Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço, e os avanços alcançados.

“Associando-nos a este evento, afirmamos o nosso compromisso com a saúde, na multiplicidade das suas facetas e nas suas interconexões com o desenvolvimento humano e o crescimento económico, pois o nosso país percorreu um longo caminho, semeado de obstáculos, desde 1975, para construir um sistema de saúde capaz de responder às necessidades crescentes da sua população. É graças a este investimento que foi possível realizar, com sucesso, a operação cirúrgica robótica na mais longa distância do mundo, efectuada num hospital de Luanda, em Junho passado, por um médico que se encontrava a 11 mil quilómetros, nos Estados Unidos da América.”

A Embaixadora Guilhermina Prata enalteceu ainda o papel fundamental das associações da diáspora, como a Ndona Charity, na promoção da saúde e da educação.

“Gostaríamos, antes de concluir, de realçar o papel fundamental que desempenham as associações da nossa diáspora. Elas criam redes de apoio, promovem a nossa cultura, defendem os interesses dos nossos concidadãos e, como vemos hoje, são parceiros essenciais na promoção da saúde e da educação. O seu dinamismo e a sua proximidade em relação às instituições angolanas em França, são a prova da força e da unidade dos angolanos, onde quer que se encontrem.”

O painel de oradores contou com a participação de figuras de destaque e reconhecidos especialistas franceses, que partilharam o seu conhecimento sobre a prevenção e o tratamento do AVC, reforçando a qualidade científica e o prestígio do evento.

A vertente cultural e diplomática foi reforçada com um espaço para a musica e a entrega da estatueta “Mulher Angolana” à Professora Sonia Alamowitch, pela Embaixadora Guilhermina Prata.

Em jeito de conclusão, a Embaixadora citou o primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, e o actual Presidente, João Manuel Gonçalves Lourenço, para sublinhar a prioridade da acção governativa:

“O mais importante é resolver os problemas do povo” (António Agostinho Neto) e “Ninguém deve ficar à beira do caminho” (João Manuel Gonçalves Lourenço).

O “Café Santé” concluiu-se com um cocktail de convívio, reforçando a ligação entre saúde, cultura e diplomacia, no âmbito das celebrações do cinquentenário da independência de Angola.