8 de June, 2026
#A nossa diáspora #Angola #Destaques

Celebrados em Viena os 50 anos de Independência Nacional

A Embaixada da República de Angola na República Federal da Áustria e Missão Permanente junto das Nações Unidas e outras Organizações Internacionais em Viena realizou no dia 11 de Novembro de 2025, uma recepção político-diplomática para celebrar os 50 anos de Independência do nosso país.

O evento contou com a presença do corpo diplomático acreditado em Viena e de altos representantes de Organizações Internacionais, com destaque para o Gerd Müller, Director-geral da Organização das Nações das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (ONUDI) e Hua Liu, Chefe do Departamento de Cooperação Técnica da Agência Internacional de Energia Atómica (AEIA). Contou igualmente com presença de representantes de instituições da sociedade civil da Áustria e de representantes da comunidade angolana residente.

O Ministério Federal dos Negócios Estrangeiros e Assuntos Europeus da República Federal da Áustria esteve representado pelo Embaixador Robert Zischg, Director do Departamento para África Subsariana.

A cerimónia foi oficialmente aberta pela Embaixadora Isabel de Jesus da Costa Godinho, que fez uma pequena abordagem sobre o alcance da independência nacional, bem como a guerra civil que o país atravessou. Ressaltou que desde a conquista da paz, Angola iniciou um processo de reconstrução do país, tendo sido adoptados políticas que permitiram a criação de novas infra-estruturas económicas e sociais visando o desenvolvimento económico e o bem-estar da população.

Realçou ainda que o país continua a caminhar rumo ao desenvolvimento em que as prioridades do Executivo angolano incidem na diversificação da economia através de programas que estimulam o crescimento dos sectores da agricultura, agro-indústria e turismo, entre outros, com vista a sair da dependência do petróleo. Destacou a importância do Corredor do Lobito, como plataforma para a integração económica africana e para promoção do comércio e investimento regional e internacional.

A nível da política externa, a Embaixadora reiterou o compromisso da República de Angola com a defesa e aplicação dos princípios consagrados na Carta das Nações Unidas e noutros instrumentos do Direito Internacional.
Enfatizou que a coexistência pacífica entre os povos e a resolução pacífica dos conflitos, são alguns dos princípios defendidos por Angola no quadro das relações internacionais.

A Embaixadora teceu também considerações no que toca ao trabalho da Embaixada, quer a nível bilateral como multilateral. No quadro bilateral, informou que Angola tem dado passos no sentido do reforço das relações de
amizade e de cooperação com a Áustria, Croácia, Eslováquia e Eslovénia, países de cobertura desta Missão Diplomática. Salientou que Angola já mantém um nível significativo de cooperação económica com a Áustria,
consubstanciado pela presença de empresas austríacas a operar em vários sectores da economia angolana.

A nível multilateral, reconheceu o trabalho das Agência Especializadas das Nações Unidas acreditadas em Viena, tendo valorizado o nível de cooperação que Angola mantém com a ONUDI, na busca da implementação de programas para o reforço da capacidade industrial do nosso país. Com a AEIA, Angola tem uma cooperação notável na utilização da energia nuclear para fins pacíficos,
nomeadamente, na medicina, na agricultura e na ciência.

A terminar, dirigiu algumas palavras aos representantes da comunidade angolana presentes na actividade, encorajando-os a manter viva a ligação com
o país que os viu nascer, a valorizar a nossa identidade cultural e a contribuir com dedicação, para enaltecer a imagem de Angola no exterior.