8 de June, 2026
#Destaques #Sociedade

Angola participou na quinta sessão de negociação do Comité Intergovernamental sobre Poluição Plástica

Angola participou, sábado, 07, em Genebra, Suíça, na terceira parte da quinta sessão de negociação do Comité Intergovernamental para o Desenvolvimento de um Instrumento Internacional Juridicamente vinculativo sobre a Poluição Plástica, incluindo no Meio Marinho (INC-5.3).

A sessão teve como objectivo a finalização e aprovação do texto do acordo, bem como a eleição do novo Presidente do Comité, conforme resolução da última reunião realizada em 30 de Outubro de 2025, após renuncia do então Presidente do referido Comité, Luís Vayas Valdivieso.

O evento centrou-se na eleição do novo Presidente do Comité, cuja votação recaiu para o chileno Júlio Cordano, 54 anos, eleito com 92 votos contra 53 votos conseguidos pelo senegalês Ndiayé Cheick Sylla que representou o grupo regional africano.

A delegação angolana chefiada pela Embaixadora, Ana Maria de Oliveira, Representante Permanente de Angola junto do Escritório das Nações Unidas e outras Organizações Internacionais, em Genebra, integra quatro funcionários seniores do Ministério do Ambiente e diplomatas da Missão Permanente.

O objectivo é estabelecer um instrumento internacional robusto que aborde desde o desenho do produto plástico até a poluição marinha, incluindo a participação de agentes de reciclagem num contexto mais informal, e a economia circula