Ministro Téte António participa em Johannesburg em recepção de homenagem a Graça Machel
O Ministro das Relações Exteriores, participou sexta-feira à noite, em Johannesburg, numa recepção oficial, promovida pelo Centro Africano para a Resolução Construtiva de Conflitos (ACCORD), no quadro do Diálogo de Alto Nível de Líderes Africanos.
O encontro teve igualmente um carácter simbólico de homenagem a Graça Simbine Machel Mandela, antiga Ministra da Educação e Cultura de Moçambique e actual Presidente do Conselho de Administração do ACCORD.
Reconhecida internacionalmente pelo seu percurso em prol da educação, da paz e do desenvolvimento humano no continente africano, Graça Machel mantém um lugar singular na história da política mundial, por ter sido a única mulher a ser primeira-dama de duas nações diferentes, nomeadamente Moçambique (1975-1986) e África do Sul (1998-2013).
A recepção contou com a participação de altas figuras da vida político-diplomática africana, que manifestaram apreço pela presença do Ministro Téte António, facto considerado particularmente significativo por se tratar do primeiro governante africano em exercício a participar nas iniciativas promovidas pelo ACCORD no âmbito deste diálogo de alto nível.
Ao tecer declarações de boas-vindas aos convidados, o Director Executivo do ACCORD, Vasu Gounden, dirigiu palavras de reconhecimento ao chefe da diplomacia angolana, tendo evocado os avanços registados pela política externa de Angola e a contribuição activa do país para a promoção da paz e da estabilidade no continente.
Referiu ainda a intervenção do titular da pasta da diplomacia angolana durante o Diálogo de Alto Nível de Líderes Africanos, marcada por uma reflexão profunda sobre os desafios estruturais que África enfrenta, as perspectivas para o futuro do continente e a necessidade de soluções para reforçar a autonomia estratégica africana no actual cenário internacional.
O momento de confraternização proporcionou um ambiente de diálogo e proximidade entre líderes e decisores africanos.
Durante a recepção, o Ministro Téte António manteve contactos com diversas entidades presentes, que enalteceram o prestígio alcançado pela diplomacia angolana nas principais agendas continentais e internacionais.
Dentre os aspectos frequentemente evocados pelos presentes figuraram o papel de Angola na promoção da paz e da segurança em África, a sua experiência na mediação e resolução de conflitos, o contributo para o reforço da integração regional, bem como a participação activa do país em iniciativas que visam impulsionar o desenvolvimento económico do continente.
Foi igualmente assinalado o crescente protagonismo de Angola na presidência de organizações regionais e internacionais, realidade que reflecte a confiança depositada na capacidade diplomática do país e na visão estratégica que orienta a sua política externa.
A presença do Ministro Téte António* neste encontro representou, assim, mais um momento de afirmação da diplomacia angolana nos espaços de*diálogo africanos de alto nível, tendo reforçado a imagem de Angola como um actor comprometido com a paz, a cooperação, a construcção de soluções africanas para os desafios do continente e com o reforço dos laços de irmandade entre os países africanos.












