24 de June, 2026
#A nossa diáspora #Destaques

Embaixada de Angola e Grupo de Amizade França-Angola Reforçam Parceria Estratégica em Paris

A Embaixada de Angola em França e o Grupo de Amizade França-Angola da Assembleia Nacional Francesa reuniram-se hoje, em Paris, num pequeno-almoço e encontro de trabalho destinado a aprofundar os eixos prioritários da cooperação bilateral e explorar novas iniciativas conjuntas em domínios estratégicos.

A delegação angolana foi chefiada por Guilhermina Prata, Embaixadora de Angola em França, acompanhada por um corpo de diplomatas e técnicos da Embaixada.

Pela parte francesa, a delegação foi liderada pela Deputada Amélia Lakrafi, Presidente do Grupo de Amizade, integrando ainda deputados, diplomatas e funcionários da Assembleia Nacional Francesa.

Durante o encontro, a Embaixadora Guilhermina Prata apresentou cinco propostas centrais para dinamizar a parceria, destacando a constituição de uma Comissão Mista para o acompanhamento rigoroso dos acordos bilaterais e a implementação de Consultas Políticas Anuais.

Estas medidas visam centralizar informações, monitorizar projectos e concertar posições em instâncias internacionais sobre temas como a paz, o multilateralismo, o clima e a reforma das instituições financeiras globais.

A delegação angolana propôs igualmente o reforço da visibilidade da cooperação bilateral junto das populações, a instituição de uma “Jornada da Amizade Angola-França” e a organização de sessões de formação sobre a história e cultura francesas destinadas a diplomatas angolanos.

A rematar, enfatizou que “O objectivo deste encontro não é fazer um balanço, mas sim propor ideias que nos ajudem a rentabilizar todo o potencial desta cooperação e a maximizar os seus resultados.”

Por seu turno, a delegação francesa na pessoa da Senhora presidente do grupo, de Amélia Lakrafi, manifestou a intenção de continuar a apoiar iniciativas em áreas como o ensino, o desporto – com particular ênfase no basquetebol – e o aprofundamento das relações económicas e culturais, mantendo-se aberta a novos projectos.

O grupo de deputados sublinhou o desejo de dar a conhecer Angola como um país de elevada importância para a França, preparando um conjunto de actividades com esse propósito.

Foi ainda enaltecido o aumento expressivo do investimento francês no continente africano, que passou de 4 mil milhões para 40 mil milhões de euros em onze anos, bem como o crescimento de 60% no número de estudantes da África Subsaariana em França nos últimos três anos.

O encontro permitiu ainda passar em revista os vários investimentos e projectos actualmente em curso entre os dois países, consolidando o compromisso mútuo em elevar a parceria estratégica a novos patamares de excelência.