24 de June, 2026
#Desporto

Selecção angolana de andebol de sub-19 inicia campanha no mundial da China

A selecção nacional feminina sub-19 iniciou hoje a sua campanha na série B, do 25. campeonato do mundo, em Jinzhong, leste central da República Popular da China, província de Shanxi, diante da sua congénere da Áustria, num jogo muito equilibrado, demonstrando forte poder de reacção, estando em diferentes ocasiões em posição de vantagem frente a uma adversária muito experiente e que não conseguiu dominar na primeira parte.

O jogo decorreu no Jinzhong Vocacional and Technical College Gymnasium, com capacidade para sete mil especatdores, local que presenciou o desfraldar das bandeiras da República de Angola, em quase todos os momentos do jogo. No final da primeira parte desvantagem para Angola, por apenas dois golos 12-14, espelhando o equilibrio reinante ao longo da partida, registando-se uma forte réplica nacional.

No segundo tempo, fruto da regularidade competitiva e rigor atlético imposto pela Áustria, associada a chegada tardia a competição por parte das angolanas, e que teve uma preparação pouco consistente, aliada ao peso excessivo da carga de viagem de Luanda a Jinzhong, Angola acabou por perder por uma diferença de sete golos 22-29, no final do tempo regulamentar.

Apesar do resultado, as angolanas, deixaram uma imagem de um futuro promissor nas partidas que ainda restam por disputar na série B, do campeonato do mundo da China – 2026.

Amanhã Angola joga contra a Sérvia, às 14:00 horas locais, 07:00 da manhã em Luanda, e o sentimento mantém-se positivo no seio das jovens que pretendem brindar o povo angolano com uma vitória, diante das suas adversárias, que ocuparam décima sexta posição do mundial passado e que dispõem de um quadro competitivo regular face as provas constantes que se realizam na Europa.

Angola integra o Grupo B, do 25.ª mundial feminino sub-19, juntamente com a Áustria, Sérvia e Paraguai, 32 selecções participam neste mundial sub-dividido por oito grupos que vão disputar a primeira fase num sistema de todos contra todos e transitam as duas primeiras classificadas de cada série para a disputar a etapa seguinte.