50 anos de Independência assinalados em Timor-Leste em cerimónia com José Ramos Horta
No âmbito das Comemorações do 50º Aniversário da Independência Nacional de Angola, a Embaixada da República de Angola na República Democrática de Timor-Leste, realizou, aos 14 de Novembro de 2025, a Cerimónia Oficial alusiva à efeméride de 11 de Novembro, no Hotel Timor em Díli.
O evento contou com a presença do Presidente timorense, José Ramos Horta, na qualidade de Convidado de Honra, e estiveram igualmente presentes Mariano Assanami Sabino, Vice-Primeiro-Ministro para os assuntos sociais, Bendito dos Santos Freitas, Ministro dos Negócios Estrangeiro e Cooperação, além de membros do Corpo Diplomático e Organizações Internacionais acreditadas emTimor-Leste, entidades eclesiásticas e membros da comunidade angolana radicada neste país.
No seu discurso de abertura, Andrade de Lemos, Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Angola na República Democrática de Timor-Leste, realçou a importância do 11 de Novembro de 1975, pois foi a data em que a República de Angola pôs fim ao colonialismo no país, após um longo e árduo período de luta de libertação.
O embaixador destacou os avanços de Angola, alcançados desde 1975, com ênfase na paz conquistada em 2002 e na actual fase de transformação económica, reformas administrativas e judiciárias. Nesta intervenção, foram realçados os investimentos em infraestruturas como o Projecto do Corredor do Lobito, o Porto Oceânico da Barra do Dande, a Refinaria de Cabinda e o novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, bem como o sucesso desportivo de Angola nos Jogos da CPLP de 2025, realizados em Timor-Leste e no Afro-Basket 2025, organizado e conquistado por Angola.
O Diplomata angolano, igualmente realçou o fortalecimento das relações bilaterais entre Angola e Timor-Leste, assentes em laços históricos e culturais, com acordos nas áreas da Defesa, do Turismo e da Mobilidade (Isenção de Vistos), a República de Angola conta com Timor-Leste como uma porta de acesso ao Sudeste Asiático.
Por sua vez, José Ramos Horta, Presidente da República Democrática de Timor-Leste, no seu discurso transmitiu felicitações ao seu homólogo angolano, presidente João Manuel Gonçalves Lourenço ao Governo e ao povo angolano, enaltecendo a histórica luta pela autodeterminação iniciada em 1975. José Ramos Horta, destacou também as relações Amizade e de Cooperação entre Timor-Leste e Angola, unidas por trajectórias de resistência e aspirações comuns de paz, inclusão e desenvolvimento.












