Cinquentenário da Independência foi tema de colóquio internacional na Universidade de Lubumbashi
A Universidade de Lubumbashi acolheu, nesta sexta-feira, 21 de Novembro, em Katanga, República Democrática do Congo, o Colóquio Internacional Angola a 50 Anos de Independência: Percurso, Conquistas e Perspectivas”.
O evento realizou-se em parceria com a Universidade Lueji A’Nkonde, a Academia Diplomática Venâncio de Moura e o Consulado de Angola em Katanga, e reuniu académicos, diplomatas, investigadores e estudantes angolanos, congoleses e internacionais.
Inaugurado pelo Secretário-Geral da Universidade de Lubumbashi, Professor Malemba N’sakila, os participantes felicitaram a República de Angola pelos 50 anos de independência, e destacaram os laços históricos, geográficos e culturais que unem Angola e a República Democrática do Congo.
O Colóquio analisou meio século de trajectória angolana, abordando quatro eixos principais: memória histórica, identidades culturais, transformações institucionais e económicas, e relações regionais.
Especialistas sublinharam os progressos de Angola em matéria de paz, reconstrução e desenvolvimento, assim como os desafios persistentes, em particular a necessidade de diversificação económica.
O Corredor do Lobito foi apresentado como exemplo estratégico de integração e crescimento transfronteiriço.
O papel da cooperação Angola–RDC foi amplamente reconhecido como fundamental para a estabilidade e desenvolvimento da região dos Grandes Lagos.
Ao encerrar o evento, o Cônsul Geral de Angola em Katanga, António Miala, sublinhou que as discussões revelaram a complexidade do percurso angolano: uma nação que, nascida no contexto tenso da Guerra Fria, superou uma guerra civil devastadora para se afirmar hoje como um promotor de paz e estabilidade na região dos Grandes Lagos.
O diplomata destacou o notável progresso do país em matéria de consolidação institucional, reconciliação nacional e desenvolvimento de infraestruturas.












