25 de June, 2026
#Destaques #Mundo

Angola participou na reunião dos embaixadores do Grupo Africano com o Presidente do Conselho de Direitos Humanos e o Alto-Comissário da ONU para os Direitos Humanos

Angola, participou, esta sexta-feira, 06, na reunião dos Embaixadores do Grupo Africano com o Presidente do Conselho de Direitos Humanos, Embaixador Sidharto Reza Suryodipuro, e o Alto-Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Volker Turk, com destaque para a crise financeira do Gabinete do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH).

Ao tomar a palavra no acto, a Embaixadora, Ana Maria de Oliveira, Representante Permanente de Angola junto do Escritório das Nações Unidas, em Genebra, reafirmou “o forte compromisso da República de Angola com o multilateralismo e o papel central do Conselho dos Direitos Humanos como principal órgão intergovernamental das Nações Unidas, responsável pela promoção e protecção de todos os Direitos Humanos”.

A diplomata angolana, projectou igualmente, o papel activo que Angola vai exercer durante o actual mandato do CDH, referindo que Angola pretende prosseguir uma série de objectivos fundamentais, nomeadamente promover uma abordagem de Direitos Humanos baseada no diálogo, na cooperação e na assistência técnica.

Reconheceu que a efectiva realização dos Direitos Humanos requer soluções específicas para cada contexto e o respeito pela soberania dos Estados.

Acrescentou que Angola continuará a defender uma abordagem equilibrada e não selectiva dos Direitos Humanos, que tenha em conta os desafios estruturais enfrentados pelos países em desenvolvimento, incluindo a erradicação da pobreza, inclusão social, o desenvolvimento sustentável e reforço das capacidades institucionais.

Destacou que, o Governo angolano acompanha de perto a actual situação financeira das Nações Unidas, com um forte sentido de responsabilidade.

“Compreendemos plenamente as limitações enfrentadas pela Organização e reconhecemos a necessidade de contenção orçamental e de utilização prudente dos recursos disponíveis”, referiu.

Neste contexto, reafirmou o compromisso de Angola em contribuir de forma construtiva para os esforços em curso, no sentido de reforçar a eficiência, previsibilidade e sustentabilidade do trabalho do CDH, preservando simultaneamente o seu mandato essencial.

No que diz respeito à próxima 61ª sessão do Conselho dos Direitos Humanos, informou que a delegação angolana será chefiada por Sua Excelência, Embaixador Téte António, Ministro das Relações Exteriores, o que reflecte bem, o sério compromisso do Governo angolano com o trabalho do Conselho e o seu envolvimento construtivo com todos os parceiros do sistema de Direitos Humanos da ONU.

Por fim, reafirmou o compromisso de Angola trabalhar em estreita colaboração com o Grupo Africano, a Presidência do CDH e o Gabinete do Alto-Comissário, num espírito de cooperação, responsabilidade partilhada e respeito mútuo.

“O nosso objectivo é tornar a promoção e a protecção de todos os Direitos Humanos uma realidade concreta para todos os povos”, concluiu.