Embaixador Edgar Gaspar Martins entrega Cartas Credenciais no Grão-Ducado do Luxemburgo
O Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Angola no Reino da Bélgica, no Grão-Ducado do Luxemburgo e junto da União Europeia (UE), Edgar Gaspar Martins, procedeu, esta Quinta-feira, 5 de Fevereiro, à entrega das Cartas Credenciais à Sua Alteza Real o Grão-Duque Guilherme V, Chefe de Estado do Grão-Ducado de Luxemburgo.
O acto, que marca oficialmente o início da missão diplomática do Embaixador naquele país, decorreu em audiências formais no Palácio Grão-Ducal, na cidade do Luxemburgo. Na ocasião, Sua Alteza Real o Grão-Duque Guilherme V recebeu o diplomata angolano individualmente, no quadro do cerimonial tradicional, que incluiu a apresentação das Cartas Credenciais e a entrega das Cartas de Revogação do seu antecessor.
Após a recepção das Cartas Credenciais, o Grão-Duque Guilherme V inteirou-se das dinâmicas políticas e de segurança na Região dos Grandes Lagos, com particular atenção para a situação na República Democrática do Congo (RDC), tendo igualmente abordado as negociações em curso relativas ao Acordo de Supressão da Dupla Tributação entre o Luxemburgo e Angola.
Na ocasião, o Embaixador Edgar Gaspar Martins destacou a importância do reforço e da dinamização das relações bilaterais entre Angola e Luxemburgo, sublinhando, entre outros temas, o papel estratégico do Corredor do Lobito para a economia angolana e para a integração regional.
O diplomata angolano fez-se acompanhar na cerimónia pela sua esposa, a Embaixatriz Domingas Gaspar Martins.
Para além do Embaixador de Angola, procederam igualmente à entrega das suas Cartas Credenciais os Chefes de Missão da Turquia, da República Dominicana, da Albânia e da Islândia.
Refira-se que a cerimónia foi precedida, no dia anterior, pela apresentação das Cartas Figuradas junto do Protocolo do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Luxemburgo, de acordo com a tradição local.
À margem da cerimónia, realizou-se uma reunião de trabalho entre o Embaixador de Angola e a Directora dos Assuntos Políticos do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Europeus, da Defesa, da Cooperação e do Comércio Externo de Luxemburgo, Sra. Véronique Dockendorf, durante a qual foram analisadas as perspectivas de aprofundamento das relações bilaterais.
Nesse encontro, o Embaixador Edgar Gaspar Martins referiu-se aos avanços registados no quadro da cooperação bilateral, destacando a assinatura, em Julho de 2023, de um MOU sobre ligações aéreas, com o objectivo de reforçar a conectividade entre os dois países e promover o desenvolvimento do sector da aviação civil.
Informou igualmente das negociações em curso para a celebração de acordos ou MOUs nos domínios da supressão da dupla tributação e da cooperação judiciária, bem como a clara intenção de ambas as partes de reforçar as consultas políticas entre os respectivos Ministérios das Relações Externas, incluindo a possibilidade de assinatura, a curto prazo, de um MOU específico.
No domínio da cooperação financeira e comercial, sublinhou o interesse contínuo no fortalecimento das relações com a Bolsa de Valores do Luxemburgo e com a Câmara de Comércio, com vista, em particular, ao apoio ao sector privado angolano.
Defendeu, como acções prioritárias, o intercâmbio regular de delegações técnicas, o reforço das consultas políticas e a troca sistemática de informações sobre questões de interesse nacional, regional e internacional, com particular atenção aos desafios do desenvolvimento económico e social, bem como às questões de paz e segurança no continente africano.
Por sua vez, a Sra. Véronique Dockendorf reiterou a disponibilidade do seu país para apoiar iniciativas conjuntas mutuamente benéficas. Destacou igualmente o interesse no alargamento da cooperação política e económica, com realce para a assinatura, que se almeja para breve, do Acordo de Supressão da Dupla Tributação, bem como para as questões relacionadas com o Corredor do Lobito e com a situação de paz e segurança na República Democrática do Congo e no Sudão.
A responsável luxemburguesa felicitou Angola pela comemoração dos 50 anos da Independência Nacional e elogiou as autoridades angolanas pela forma como organizaram a 7ª Cimeira União Africana (UA)–União Europeia (UE), que assinalou 25 anos de diálogo e cooperação entre a UA e a UE, tendo lamentado a ausência, por razões de força maior, do Primeiro-Ministro do seu país.
Durante a sua deslocação ao Luxemburgo, o Embaixador de Angola agendou igualmente, para a Sexta-feira, um encontro com a comunidade angolana residente naquele país, no quadro da sua estratégia de aproximação às comunidades no exterior. A ocasião será aproveitada para auscultar as principais preocupações da diáspora angolana e sublinhar a importância do envolvimento activo da comunidade no reforço da imagem de Angola e na promoção dos interesses nacionais no país de acolhimento.












