Ministro Téte António preside à 48ª Sessão Ordinária do Conselho Executivo da União Africana
O Ministro das Relações Exteriores, Téte Antóno, Ministro das Relações preside desde a manhã desta quarta-feira, em Addis-Abeba, República Federal Democrática da Etiópia, a 48.ª Sessão Ordinária do Conselho Executivo da União Africana (UA).
A Sessão do Conselho Executivo reúne todos os Ministros das Relações Exteriores e dos Negócios Estrangeiros dos Estados-Membros da UA e visa preparar a 39.ª Sessão Ordinária da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana.
O evento está a apreciar os Relatórios do Comités do Conselho Executivo, da 51ª Sessão Ordinária do Comité dos Representantes Permanentes (CRP), e da participação da União Africana no G-20.
Está igualmente a analisar os Projectos de Instrumentos Jurídicos da organização, bem como proceder informação actualizada sobre a implementação da decisão do Conselho Executivo sobre o Processo SACA, uma iniciativa da UA para avaliar competências e auditar habilidades do pessoal da Comissão da União Africana.
Ao tomar a palavra, durante o seu discurso de abertura, o Ministro Téte António, na sua qualidade de Presidente do Conselho Executivo da UA, salientou que a presente sessão marca o fim do mandato da República de Angola na Presidência rotativa da União Africana, tratando-se, por isso, de uma ocasião de balanço, de responsabilidade partilhada e, sobretudo, de projecção do futuro desta organização continental União.
O Ministro Téte António disse aos presentes que ao longo do seu exercício na Presidência do Conselho Executivo, a República de Angola pautou a sua actuação por uma abordagem pragmática, inclusiva e orientada.
No plano das Sessões Ordinárias, presidiu à 47ª Sessão do Conselho Executivo da União Africana*, cujos objectivos foram alcançados com sucesso graças ao apoio e empenho de todos os Estados-Membros.
No domínio das Reformas Estruturais da União Africana destaque para a conclusão do processo da escolha da liderança da organização, o início da implementação processo do SACA, bem como os esforços empreendidos para a revitalização dos métodos de trabalho dos órgãos da União, com vista a torná-los mais eficientes, previsíveis e alinhados com as ambições da Agenda 2063, conhecida por “a África que Queremos”.
No quadro do Multilateralismo, Angola promoveu uma diplomacia activa e construtiva, contribuindo para a realização de importantes encontros ministeriais que criaram condições políticas para a realização da TICAD 9, em Yokohama, no Japão, bem como da 7.ª Cimeira União Africana–União Europeia, acolhida em Luanda, República de Angola.
Estes momentos reforçaram a voz de África nos fóruns globais e consolidaram parcerias estratégicas baseadas no respeito mútuo e em interesses comuns.
No domínio da Paz e Segurança, a República de Angola deu uma contribuição consistente e contínua, a todos os níveis, nomeadamente, técnico, diplomático e político, durante o seu mandato de dois anos no Conselho de Paz e Segurança da União Africana.
O Ministro Téte António aproveitou o momento para agradecer a todos os Estados-menbros pelo apoio concedido durante o seu mandato, ao lado de Mahmoud Ali Youssouf, Presidente da Comissão da União Africana, Vice-Presidente, Comissários, todos elementos da Comissão e os órgãos da União Africana.
Antes de finalizar expressou, em nome do Conselho Executivo da União Africana e no seu pessoal, as mais sentidas condolências aos Governos e aos povos do Reino de Marrocos e da República de Moçambique, bem como às famílias enlutadas, na sequência das perdas de vidas humanas causadas pelas recentes e catastróficas inundações.












