Ministro Téte António concede audiência ao chefe de delegação chinesa à 39.ª Cimeira da UA
O Ministro das Relações Exteriores, Téte António, concedeu na manhã desta quinta-feira, em Addis Abeba, uma audiência a Liu Xianfa, Chefe da Delegação Chinesa à 39ª Cimeira da União Africana.
O encontro realizou-se à margem da 48ª Sessão Ordinária do Conselho Executivo da União Africana, iniciada quarta-feira na capital etíope, e enquadrou-se no reforço das históricas relações de amizade e cooperação entre a República de Angola e a República Popular da China.
Durante a audiência, o Enviado Especial do Governo Chinês abordou com o Chefe da diplomacia angolana questões relacionadas com as relações bilaterais e de interesse comum, tendo as partes procedido igualmente a uma troca de opiniões sobre assuntos africanos e internacionais da actualidade.
O encontro permitiu, ainda, analisar aspectos de carácter multilateral, com destaque para a cooperação no âmbito do fortalecimento do diálogo político-diplomático, bem como a concertação de posições em instâncias internacionais, incluindo as Nações Unidas e outros fóruns multilaterais.
As duas entidades reiteraram o compromisso de continuar a aprofundar a parceria estratégica entre Angola e a China, assente no respeito mútuo, na solidariedade e na promoção do desenvolvimento sustentável.
Liu Xianfa exerceu anteriormente as funções de Vice-Ministro das Relações Exteriores da República Popular da China, tendo sido nomeado, em Janeiro de e 2026, para o cargo de Representante Especial do Governo Chinês para os Assuntos Africanos.












