Angolanos residentes na Coreia do Sul assinalam cinquentenário da independência
Realizou-se nesta terça-feira 11 de Novembro 2025 na Cidade de Seul , uma recepção diplomática, da qual participaram representantes do Governo Coreano, Embaixadores acreditados na Coreia do Sul, Empresários de diversos sectores económicos e a Comunidade Angolana residente na Coreia do Sul.
Na sua mensagem dirigido aos presentes ,, o Embaixador Sianga Abílio, destacou a importância da Independência Nacional para o povo angolano, alcançada com bastante sacrifício, bem como destacou, a contribuição do Dr António Agostinho Neto, Guia Imortal, Herói Nacional de Angola e primeiro presidente da República deAngola.
O Embaixador angolano, referiu-se ainda da parceria económica entre Angola e Coreia, reforçadas com a última visita Oficial do Presidente João Manuel Gonçalves Lourenço à Coreia do Sul em 2024, que culminou com assinatura de vários acordos de cooperação e a obtenção de uma linha de crédito da Coreia Eximbank no valor de mil milhão de dólares americanos para financiamento de vários projectos para o período de 2025 – 2028, e a linha de crédito de 59 milhões de USD para financiamento de projectos no domínio das pescas.
De igual, o Embaixador Chung Kwang Yong, Director da Divisão África e Médio Oriente, do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MOFA), em nome do governo coreano, expressou o desejo do aprofundamento das relações políticas, diplomáticas e económicas, com vantagens reciprocas. Para o efeito garantiu que o seu País continuará empenhado nos diversos projectos e programas financiados pela Coreia, para contribuir de forma significativa para o desenvolvimento de Angola.
O evento que contou com um programa cultural preenchido por músicos coreanos que interpretaram o cântico “Muxima” e outros géneros musicais, foi ainda enriquecido com uma oração de paz e protecção divina para o povo angolano, seus governantes e para a comunidade Angolana na Coreia do Sul.v












