8 de June, 2026
#Mundo

Angola em Beijing no retiro de embaixadores africanos de reflexão sobre o FOCAC para 2025-2027

Terminou nesta quarta-feira em Beijing o retiro de Embaixadores africanos, que durante dois dias esteve reunido com objectivo de partilhar reflexões estratégicas sobre a implementação dos compromissos do Plano de Acção do FOCAC 2025-2027 através de um alinhamento entre a Agenda 2063 da Uniao Africana e o FOCAC.

Dalva Ringote Allen, Embaixadora de Angola na China, discursou na qualidade de representante de Sua Excelência João Manuel Gonçalves Lourenço, Presidente rotativo da União Africana.

Ao intervir no evento, a Chefe da Missão angolana em Beijing, reafirmou que as relações diplomaticas entre China Africa estão enraizadas no princípio da cooperação na solidariedade e numa parceria mutuamente benéfica e que o crescimento e desenvolvimento do Continente Africano não são um ideal político, porém, devem ser encarados como um binómio indissociável da história do nosso continente, sendo que África deve consolidar a integração económica, e ser capaz de negociar e interagir com o mundo, a partir de uma posição de maior força, mais dignidade e uma eficiente vantagem estratégica.

No seu discurso, a Embaixadora angolana considerou que os pilares do capital humano, segurança alimentar, energia sustentável, transformação digital, conectividade, logística infraestrutural, devem ser segmentos estratégicos para o desenvolvimento do continente.

A diplomata angolana destacou que o novo ciclo do FOCAC consolida-se como um instrumento essencial de cooperação estruturada, tendo considerado ao mesmo tempo, que pontos plano de acção do FOFAC 2025-2027, são convergentes com as aspirações da Agenda da Uniao Africana — que, sob a liderança do Presidente Pro Tempore da União Africana, Presidente da República de Angola, João Lourenço, Angola realizou recentemente duas cimeiras importantes: 3.ª Cimeira sobre Financiamento de Infraestruturas em África e a Cimeira da União Africana – União Europeia, que representaram mais mais no processo de mobilização de meios para a materialização da Agenda da União Africana no domínio das infra—estruturas bem como o reforço do compromisso com as instituições financeiras Africanas.

Na ocasião, a embaixadora a angolana, sublinhou que é da responsabilidade dos africanos trabalharem juntos para desbloquear os activos do continente, pois que, o desenvolvimento de continente depende somente dos Africanos.

No evento a Embaixadora angolana, considerou estratégica a materialização dos pilares sobre o reforço das capacidades institucionais dos nossos Estados,

Industrialização e Modernização Económica de África, segurança alimentar, energia sustentável, transformação digital, conectividade, logística infraestrutural, financiamento inovador para o desenvolvimento do continente berço.