Angola participa no Egipto numa na reunião consultiva para o alcance da paz no Sudão
O embaixador de Angola na República Árabe do Egipto, Maquento Sebastião Lopes, participou, quarta-feira, no Cairo -, em representação do Chefe da Diplomacia Angolana, Téte António -, na 5ª reunião do mecanismo consultivo para o aprimoramento da coordenação dos esforços de paz no Sudão, uma iniciativa do Ministério dos Negócios Estrangeiros egípcio.
O evento analisou a crescente crise no Sudão e seu impacto regional, congregando parceiros regionais e internacionais, incluindo o enviado pessoal do SG da ONU para o Sudão, Ramtane Lamamra, o ministro dos Negócios Estrangeiros do Djibuti, Abdelkader Omar, o conselheiro do Presidente dos EUA para Assuntos Árabes e Africanos, Massad Boulos, bem como representantes dos Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Alemanha, Turquia, Noruega, Qatar, Reino Unido, China, Rússia, França e do Iraque.
Durante a reunião, o ministro dos Negócios Estrangeiros do Egipto, Badr Abdelatty, reafirmou a determinação do Egipto em relação ao Sudão, fundamentada na declaração presidencial de 18 de Dezembro, que defende a preservação da unidade e integridade territorial do Sudão, a rejeição de qualquer tentativa de dividir o país, e a salvaguarda das instituições estatais sudanesas.












