8 de June, 2026
#Destaques #Sociedade

Ministra Sílvia Lutucuta inicia visita de trabalho à China com foco na modernização do sector da saúde*

A Ministra da Saúde de Angola Sílvia Lutucuta, iniciou hoje, 20 de Janeiro, uma visita de trabalho à República Popular da China, que decorre até ao dia 27 do corrente mês, com o objectivo de reforçar a cooperação bilateral no sector da saúde, com particular incidência na verificação e certificação de equipamentos médicos, formação de quadros nacionais e modernização das infra-estruturas hospitalares.

À chegada a Beijing, a governante foi recebida pela Embaixadora de Angola acreditada na China, Dalva Ringote, que enalteceu o trabalho desenvolvido pela Ministra da Saúde ao longo dos últimos sete anos, sublinhando os progressos alcançados no sector, apesar dos constrangimentos económicos e de recursos. Na ocasião, a diplomata destacou ainda que a saúde constitui uma das prioridades da agenda social do Presidente da República, João Lourenço, considerando estratégica a presente visita para o reforço da cooperação sino-angolana.

Durante o encontro, a Ministra Sílvia Lutucuta apresentou os principais objectivos da deslocação, que incluem encontros institucionais e técnicos, visitas a hospitais de referência, fábricas de equipamentos médicos e reuniões com empresas especializadas. Entre as prioridades constam a análise, apreciação e certificação da fabricação de equipamentos médicos destinados ao projecto de construção, reabilitação e apetrechamento do Hospital Américo Boavida, em Luanda, bem como o reforço da formação contínua dos profissionais de saúde angolanos.

No âmbito da agenda prevista para amanhã, 21 de Janeiro, a*Ministra da Saúde visitará o Hospital Anzhe*, uma das mais prestigiadas unidades hospitalares da China, bem como a sede da Power China, uma das maiores empresas de construção de infra-estruturas daquele país. Durante a tarde, está agendada uma reunião com os dirigentes da Power China para abordar o desenvolvimento de infra-estruturas hospitalares e a parceria com a empresa Sinohydro, responsável pelo projecto de reabilitação e ampliação do Hospital Américo Boavida.

A agenda da visita contempla igualmente deslocações a empresas internacionais de referência, como a GE, bem como a outras especializadas em equipamentos médicos de última geração, com destaque para tomógrafos, aparelhos de ressonância magnética e mamógrafos. Estão igualmente previstas visitas a laboratórios e centros de formação, com vista ao fortalecimento dos programas de capacitação de recursos humanos em saúde.

Um dos momentos altos da visita será a deslocação à cidade de Shenzhen, no dia 23 de Janeiro, onde a Ministra da Saúde visitará empresas líderes na produção de equipamentos médicos, como a Mindray e a EDAN, bem como a filial do Hospital Popular de Shenzhen. Estas visitas terão como foco o conhecimento de tecnologias de saúde avançadas e o reforço da formação contínua dos profissionais de saúde angolanos.

A Ministra da Saúde faz-se acompanhar por uma delegação técnica multidisciplinar, composta por responsáveis do Ministério da Saúde, dirigentes hospitalares, técnicos superiores e especialistas das áreas de imagiologia, clínica interna, neurocirurgia, neurologia, eletromedicina, formação, comunicação e gestão do conhecimento, todos envolvidos nos processos de modernização e qualificação do Sistema Nacional de Saúde.

A visita da Ministra Sílvia Lutucuta à China representa um marco relevante para o sector da saúde em Angola, ao promover o intercâmbio de conhecimentos, tecnologias e boas práticas de gestão hospitalar, com impacto directo na melhoria da qualidade dos serviços de saúde e no atendimento à população angolana.