8 de June, 2026
#Mundo

Cônsul-Geral de Angola apresenta cumprimentos de cortesia à Governadora do Lualaba

O Cônsul-Geral de Angola na região do Katanga, António Miala, foi hoje, 19 de Fevereiro, recebido em audiência de cortesia e apresentação por Fifi Masuka Saini, Governadora da Província do Lualaba, na cidade de Kolwezi. O encontro, realizado em ambiente de grande cordialidade, marca o início de uma nova fase de cooperação directa entre o Consulado angolano e as autoridades provinciais.

Durante a reunião, o Cônsul-Geral transmitiu à Governadora as saudações do Governo angolano e expressou profundo agradecimento pela forma acolhedora como a numerosa comunidade angolana residente no Lualaba tem sido tratada. Foram abordadas questões relacionadas com a regularização migratória dos cidadãos angolanos, tendo a Governadora manifestado total abertura para colaborar com os serviços consulares.

António Miala apresentou os recentes avanços institucionais, com destaque para a tomada de posse dos directores da Agência Tripartida de Facilitação de Transporte de Trânsito do Corredor do Lobito, que conta com quadros angolanos, zambianos e congoleses e financiamento inicial do Estado angolano.

A Governadora, por sua vez, partilhou os projectos de reabilitação de estradas que está a implementar para ligar os cinco territórios do Lualaba, com especial enfoque no eixo que conduz à fronteira com Angola (Dilolo), fundamental para o escoamento da produção mineira.

Perante a dinâmica positiva da reunião, as partes acordaram na organização conjunta do primeiro “Fórum Económico Empresarial Angola-Lualaba”, a realizar-se em Kolwezi no próximo mês de Abril. O evento deverá contar com a participação de altos responsavéis dos ministérios das Infraestruturas, Recursos Naturais, Energia, Interior, Finanças e outras instituiçoes dos dois países, bem como de operadores económicos e representantes do sector mineiro, com o objectivo de promover investimentos e simplificar procedimentos logísticos e aduaneiros.

A Governadora Fifi Masuka Saini, única mulher a dirigir actualmente uma província na RDC, agradeceu o apoio prestado pelas autoridades angolanas por ocasião de um recente incidente aéreo envolvendo a sua equipa, tendo salientado a importância da contínua cooperação entre os dois países.

O encontro terminou com a troca de lembranças institucionais e com a afirmação conjunta da vontade de aprofundar a parceria estratégica entre Angola e a Província do Lualaba, em benefício das populações e do desenvolvimento integrado da região.