10 de June, 2026
#Destaques #Mundo

Angola alinhada com o grupo africano reafirma compromisso com a paz e estabilidade regional

Angola alinhou-se, sábado, 28 de Fevereiro, com o grupo africano e reafirmou o seu forte compromisso com a paz e estabilidade regional como fundamentos essenciais para a promoção e protecção dos Direitos Humanos.

A posição foi apresentada no quadro da 61ª sessão do Conselho de Direitos Humanos, que analisou o relatório da Comissão de Direitos Humanos no Sudão do Sul.

Ao intervir na sessão, a Embaixadora Ana Maria de Oliveira, Representante Permanente de Angola junto do Escritório das Nações Unidas e outras Organizações Internacionais, em Genebra, afirmou que não há Direitos Humanos sem paz, nem paz sustentável sem desenvolvimento inclusivo.

Neste contexto, afirmou que promover uma cultura de paz, educação em Direitos humanos e a participação significativa de mulheres e jovens continua a ser uma prioridade transversal de nossa acção a todos os níveis, nacional, regional e internacional.

A diplomata angolana defendeu, igualmente, que todas as partes no Sudão do Sul a demonstrem um renovado compromisso com a plena implementação do Acordo de paz revitalizado, que continua sendo a pedra angular para a estabilidade duradoura, a reconciliação e a protecção dos direitos de todos os cidadãos.

Enfatizou ainda que Angola privilegia a importância de soluções africanas para problemas africanos, destacando o papel central dos mecanismos regionais e continentais no apoio a processos sustentáveis e de propriedade local.

Por fim, encorajou a comissão de inquérito a cumprir seu mandato de maneira que ajude a construir pontes entre todas as partes interessadas, promovendo o diálogo e contribuindo para um Sudão do Sul capaz de realizar as aspirações de seu povo.