No Radar de Gaspar Florêncio, Ep- 21 – Zine sagra-se campẽao na Liga Grega de futebol.
Basquetebol dou-vos conta que a angolana Artemis Afonso, sagrou-se campeã pela equipa sénior feminina do Benfica que no quinto e último jogo da final dos Playoffs, venceu a Quinta dos Lombos por 77-67.
Artémis Afonso inicialmente foi suplente. Jogou 8’, marcou 2 pontos, ao passo que Sara Caetano pela Quinta dos Lombos, jogou 23 minutos, marcou 15 pontos. Dos lançamentos de 2 pontos tentou 6 e converteu 5,dos lançamentos de 3 pontos em seis tentados não marcou, dos lances livres dos 7 tentados converteu 5, teve 2 ressaltos e uma assistência.
Com este título, o Benfica sagrou-se tricampeão nacional.
Ainda dá bola ao Cesto o Odivelas em sub-18 femininos, venceu em casa o Arruda por 65-28. A treinadora Maria Jośe na sua página parabenizou as atletas. De salientar que atuam pelo Odivelas as angolanas Sofia Rafaela e Ana Benísia.
No futebol a época está terminada.
Em Portugal o Futebol Clube do Porto Conquistou o Título numa época muito renhida e das equipas onde atuam angolanos, o Casa Pia do central Caly, disputará os play-off, com o terceiro classificado da liga 2 no caso o Torriense.
Na última ronda, Kaly fez os 90’ frente ao Rio Ave com empate a uma bola.
Outras notícias sobre os angolanos na diáspora, Xande Silva, filho do malogrado Joaquim Alberto da Silva, vulgo Quinzinho que foi atleta do Asa em Angola e do futebol clube do Porto em Portugal,dizia Xande Silva tem sido um dos mais valiosos atacantes do Hapoel de Tel Aviv.
Enquanto isso Zini Salvador, formado nas escolas do primeiro de Agosto que joga pelo AEK da Grécia, já realizou 25 jogos dos quais logrou 17 vitórias e uma derrota. com mais de 1.094 minutos Zini na Conferência Liga marcou 2 golos em 4 jogos e na liga grega soma 2 golos em 15 jogos.
O Benfica a nível dos escalões de formação assegurou o contrato do angolano Ludgero Ebo que joga na posição de ala. Ludgero tem 17 golos marcados em 43 partidas , o que traduz a capacidade e faro pelo golo.
No futsal, Jó Mahrez, foi considerado o melhor driblador na liga Placard.
O angolano que representa o clube Ferreira de Zêzere, tem sido cobiçado por clubes espanhóis.
No Xadrez , ainda faz eco à conquista de Avelino Morais Bunga no 3º Torneio da Série Campeãs Mundiais, Elisaveta Bykova, ao conquistar 6 pontos em 7 rondas numa prova de elevado nível realizada na cidade do Porto.
Em segundo lugar ficou o Mestre FIDE Português Ribeiro Martins Santos, também com 6 pontos, e em terceiro o português Pintor Abranches com 5 pontos.
O torneio foi disputado em sistema suíço, ritmo 3+2, contando com a participação de 26 jogadores












