8 de June, 2026
#A nossa diáspora

Comunidade angolana em Sydney agradece ao executivo nacional pela abertura da embaixada na Austrália

A realizar uma Visita de Trabalho ao Estado australiano de New South Wales, o Chefe desta Missão Diplomática, Embaixador António Luvualu de Carvalho, acompanhado pela Adido Financeiro, Maria Odete Cristóvão, realizou este final de semana, o primeiro encontro com a Comunidade Angolana Residente na Cidade de Sydney.

Realizado no Club Madeira, o evento teve como anfitrião por parte da Comunidade, o cidadão angolano, Afonso Caxala, que em nome de todos, deu as boas vindas à Delegação da Embaixada de Angola na Austrália, neste que foi o primeiro encontro entre a Embaixada e a Comunidade.

Afonso Caxala, dos mais antigos angolanos a residir em Sydney, pediu para que em nome dos angolanos residentes em Sydney, fosse agradecido o Executivo Nacional, pela abertura da Embaixada de Angola na Austrália, pois, para além de resolver as questões relacionadas com a regularização da situação Consular da Comunidade Angolana, a abertura da Embaixada, restaurou o orgulho nacional de todos os angolanos residentes na Austrália.

Na ocasião, o Sector Consular da Embaixada, procedeu à um levantamento inicial dos cidadãos angolanos presentes, dos seus familiares, e ficou acertado um próximo encontro, para um trabalho mais alargado. Do levantamento inicial feito, constatou-se que na Comunidade angolana residente em Sydney, verifica-se uma situação de pleno emprego, estando todos devidamente inseridos na sociedade, como Professores (caso de Afonso Caxala), Engenheiros, Agentes Culturais, Prestadores de Serviço em áreas diversas, havendo igualmente jovens das novas gerações, todos inseridos no sistema de ensino.

Ao tomar a palavra, em nome da Embaixada, o Chefe desta Missão Diplomática, Embaixador António Luvualu de Carvalho, agradeceu à todos os cidadãos angolanos presentes, por terem dedicado parte do seu tempo para este primeiro encontro, e explicou que os serviços da Embaixada, estão disponíveis para que a qualquer momento, os cidadãos angolanos residentes na Austrália, possam usufruir dos mesmos.

Deu igualmente nota, que muito brevemente, os documentos ainda não emitidos pelo Sector Consular da Embaixada em Camberra, passarão a ser tratados, e para facilitar os cidadãos residentes nos vários Estados australianos, a Embaixada, fará periodicidade, Actos Consulares Itinerantes, para desta forma, atenter à todas as necessidades.