Embaixador de Angola na África do Sul e ministro sul africano dos Desportos Artes e Cultura destacam laços históricos bilaterais
A Embaixada da República de Angola na República da África do Sul, assinalou, nesta terça-feira, 11 de Novembro, o 50º aniversário da Independência Nacional com uma recepção ao corpo diplomático e outras entidades amigas de Angola.
A concorrida cerimónia, decorreu nas instalações da Missão Diplomática e foi prestigiada pelo ministro Sul Africano dos Desportos Artes e Cultura, Gayton McKenzie.
Ao proferir o discurso de celebração dos 50 anos de independência de Angola, o Embaixador João Baptista Quiosa destacou o progresso e as conquistas do país, refletiu sobre a jornada de Angola na luta contra o domínio colonial e transição para uma nação de paz e desenvolvimento, assim como sobre as principais conquistas, nas quais se incluem a expansão das instituições educacionais de uma para 37 universidades, desenvolvimento significativo de infra-estrutura com mais de 15.000 quilômetros de estradas, e uma mudança para a energia renovável, com 65% da energia agora sendo renovável.
O diplomata angolano enfatizou, também, o papel de Angola na promoção da paz em África, particularmente na República Centro-Africana e na região dos Grandes Lagos. Reconheceu, também, o forte relacionamento entre Angola e África do Sul, com intercâmbios educacionais e apoio mútuo em questões regionais e globais. O Embaixador João Baptista Quiosa conclui o seu pronunciamento, diante do corpo diplomático acreditado na África do Sul, expressando gratidão pelo apoio e presença dos participantes, enfatizando a importância da unidade e visão compartilhada para o futuro.
Por seu turno, o ministro sul africano dos Desportos Artes e Cultura, em representação do seu Governo expressou os parabéns à Angola pelo jubileu de ouro e reafirmou o compromisso das autoridades do seu país em reforçar as relações fraternas e de irmandade, na busca partilhada pela paz, prosperidade e unidade do nosso continente.
Destacou as relações fraternas entre a África do Sul e Angola refletidas na comissão conjunta de cooperação, assinada em 20 Novembro 2000 e elevada à Comissão Bilateral, em 2017, durante a visita de Estado do Presidente da África do Sul, que continua a fornecer uma base sólida para a parceria, apesar do muito trabalho existente pela frente.
O ministro Gayton McKenzie assegurou estar para breve a formalização da nomeação de um Embaixador da África do Sul para Angola, assunto que está a receber uma atenção necessária por parte do governo de umidade e reconciliação nacional da do seu país, uma vez que Angola continua a ser um dos parceiros estratégicos e muito importantes para a África do Sul. Recorde-se que a África do Sul há algum tempo sem Embaixador na República de Angola.
As relações entre Angola e a África do Sul têm raízes nas lutas anticoloniais e contra o regime do apartheid sendo, actualmente, caracterizadas por acordos de cooperação nos sectores de energia, economia, defesa, mineração e infraestruturas.












