Celebrados em Itália os 50 anos de Independência nacional com a comunidade e corpo diplomático
A Embaixada de Angola na Itália realizou uma recepção diplomática para celebrar o 50.° Aniversário
da Independência Nacional, que contou com a participação de representantes do governo italiano, embaixadores acreditados em Roma, empresários de diversos sectores e membros da comunidade angolana.
Na mensagem dirigida aos presentes, a embaixadora de Angola em Itália, Josefa Sacko, evocou a proclamação feita por António Agostinho Neto como um marco histórico que consagrou Angola como “nação soberana” e destacou o papel actual do país como pilar de estabilidade e cooperação internacional., recordando que desde 2002, Angola tem desempenhado um papel central na estabilidade africana, mediando conflitos na Região dos Grandes Lagos.
Josefa Sacko apontou os avanços registados na reconstrução do país, sublinhando o empenho do Governo na diversificação económica, com prioridade para a agricultura familiar, bem como as reformas destinadas a atrair investimento estrangeiro. Nesse contexto, recordou a decisão de 2023 de isentar vistos de turismo para cidadãos de 98 países em estadias até 30 dias.
A embaixadora fez questão de reconhecer o apoio da comunidade internacional à independência angolana e sublinhou a relevância das relações com Itália, o primeiro país da Europa Ocidental a reconhecer oficialmente a soberania angolana.
Relativamente à cooperação bilateral com Itália, sublinhou que esta se mantém sólida em várias áreas, citando o Corredor do Lobito como exemplo de projectos conjuntos no âmbito do Plano Mattei para África e da iniciativa Global Gateway da União Europeia.
A diplomata homenageou ainda figuras italianas que apoiaram a causa angolana, como o estudante
Piero Bruno, morto em 1975 durante uma manifestação de apoio a Angola, e os líderes Giovanni Leone e Aldo Moro, recentemente condecorados pelo Presidente João Lourenço.
O programa da cerimónia foi preenchido, com a exibição de um curto documentário sobre os 50 anos de independência, uma exposição fotográfica, a declamação de poesia, Música ao vivo e bailarinos que emprestaram um colorido diferente ao evento.












