Embaixador de Angola na Etiópia e junto da UA concerta preparação para 39.ª Conferência dos chefes de Estado da organização com homólogos da Argélia e do Senegal
O Embaixador da República de Angola na República Democrática Federal da Etiópia e Representante Permanente junto da União Africana e UNECA, Miguel Bembe, recebeu, em audiências separadas, Mohamed Khaled, Embaixador da República Argelina Democrática e Mohamed Lamine Thiaw, Embaixador da República Senegalesa.
Os referidos encontros serviram para os referidos Chefes das Missões Diplomáticas reafirmar a importância de uma cooperação reforçada para enfrentar os desafios continentais e favorecer uma integração africana mais harmoniosa.
As interacções entre os interlocutores centraram-se principalmente nos preparativos da 39ª Sessão Ordinária da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana, prevista para os dias 14 e 15 de Fevereiro de 2026, e o alinhamento de posições no âmbito da realização da 51ª Sessão Ordinária do Comité dos Representantes Permanentes (Embaixadores), que iniciará a 12 de Janeiro, sob a presidência da República de Angola.
Os Embaixadores da Argélia e do Senegal aproveitaram a oportunidade para reafirmar o seu apoio à presidência angolana da União Africana e saudar o dinamismo imprimido por Angola, em particular Presidente da República de Angola e Presidente em exercício da União Africana, João Lourenço, em reforçar a eficácia e eficiência funcional da organização, bem como a aceleração da implementação do processo da integração continental.
Por último, sublinharam que esta postura tem vindo a contribuir para tornar a África mais forte e mais influente no cenário internacional, consolidando a sua unidade e afirmando a sua capacidade de enfrentar colectivamente os desafios do desenvolvimento e da estabilidade.












