27 de June, 2026
#Destaques #Economia

Angola adere ao Fórum Intergovernamental sobre Mineração Sustentável

Angola aderiu oficialmente nesta terça-feira, 10 de Fevereiro, ao Fórum Intergovernamental sobre Mineração, Minerais, Metais e Desenvolvimento Sustentável (IGF), tornando-se o 86.º membro da organização.

A assinatura ocorreu no Dia de Angola, à margem do Mining Indaba 2026, na Cidade do Cabo, e foi formalizada pelo Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, e pela Diretora do IGF, Isabelle Ramdoo.

O ministro explicou que a adesão de Angola ao Fórum vai ajudar o país a reforçar as estruturas de governação, melhorar a criação de valor local e garantir que o sector mineiro contribua plenamente para o desenvolvimento inclusivo e sustentável.

Na ocasião, Diamantino Azevedo destacou que Angola dispõe de um portfólio mineral diversificado e reforçou o compromisso do país com práticas de mineração responsáveis e sustentáveis.

Por sua vez, Isabelle Ramdoo saudou a entrada de Angola na organização, sublinhando que o IGF apoia os países na definição de políticas eficazes para o sector mineiro, com foco na transparência, inclusão e sustentabilidade.

O IGF é uma parceria voluntária que reúne mais de 80 países e apoia os governos na elaboração de políticas e regulamentos para todo o ciclo da mineração, da exploração ao encerramento das minas, incluindo operações artesanais e de grande escala.

Desde 2015, o Fórum é acolhido pelo International Institute for Sustainable Development (IISD), com financiamento principal assegurado pelo Governo do Canadá.