Ministro Téte António participa uma reunião sobre Liderança de Alto Nível sob o lema Diplomacia Educativa para o Desenvolvimento de África
O Ministro das Relações Exterioes, Téte António, participou nesta sexta-feira, 10 de Abril, em Nova Iorque, no Evento de Liderança de Alto Nível sob o lema “Diplomacia Educativa para o Desenvolvimento de África: Minerais Críticos para o Investimento no Ensino Superior e Desenvolvimento de Infraestruturas”.
O evento teve lugar na Missão de Observação Permanente da União Africana e reuniu Representantes Permanentes acreditados na sede das Nações Unidas em Nova Iorque, com a participação, via online do Secretário de Estado do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação da República de Angola, Eugénio da Silva, além dos Presidentes das Universidades Membro das HBCUs e de outras Instituições Universitárias Americanas.
No seu discurso, o Ministro das Relações Exteriores, destacou a importância da Educação para combater a utilização dos recursos minerais para alimentar conflitos nas regiões dos Grandes Lagos e em todo o continente.
Salientou que a corrida aos minerais críticos tem , infelizmente, contribuído para a intensificação dos conflitos em todo o mundo, reconhecendo que, em África, particularmente na região dos Grandes Lagos, a exploração ilegal de minerais críticos tem sido utilizada como fonte de receitas para financiar guerras, violações dos direitos humanos básicos e tensões regionais.
Além disso, frisou, que a extração e o comércio de minerais críticos também aumentaram as tensões geopolíticas, reforçando os padrões de desigualdades sociais.
Lembrou que a Presidência angolana da União Africana, no ano passado, colocou as infraestruturas e o desenvolvimento do capital humano no topo da sua agenda. Por este motivo, em outubro de 2025, Angola acolheu a Terceira Cimeira Africana sobre Financiamento de Infraestruturas.
Sublinhou que, num mundo impulsionado por rápidas transformações tecnológicas, as cadeias de valor dos minerais críticos podem oferecer um caminho para a prosperidade partilhada e a transformação económica para a conquista do desenvolvimento sustentável.
Disse que o sector dos minerais críticos está em rápida evolução, e o ensino superior desempenha um papel crucial na formação da crescente força de trabalho jovem africana, capacitando-a para desenvolver cadeias de valor que permitam o melhor aproveitamento dos recursos naturais.
Por esta razão, segundo o Ministro Téte António, Angola atribui grande importância à Diplomacia Educativa para o Desenvolvimento de África como motor da diplomacia preventiva, da prevenção, da gestão e da resolução de conflitos no continente.
Ao longo da sua intervenção, o Ministro das Relações Exteriores falou da experiência de Angola, de 27 anos de guerra civil, que desde cedo alertou a comunidade internacional para a ligação entre os recursos naturais e os conflitos armados.
O Ministro Téte António falou também do Corredor do Lobito, uma mega infra-estrutura que quer proporcionar o acesso rápido e económico ao vasto Cinturão de Cobre da Zâmbia à região do Katanga, na República Democrática do Congo — que se estenderá também à mina de cobre de Mavoio, em Angola.
Abordou ainda o papel crucial do Programa de Diplomacia Académica com as Universidades Americanas Historicamente Negras na capacitação dos jovens para os afastar de caminhos errados e empoderá-los para o empreendedorismo, a investigação científica, a inovação e a produção para o desenvolvimento.
Salientou que o Presidente da República de Angola , Sua Excelência João Lourenço,— na sua qualidade de Campeão da Paz e da Reconciliação em África — tem dedicado especial atenção à educação dos jovens do continente.
O chefe da diplomacia angolana aproveitou a ocasião para convidar os presentes a participarem na Conferência Pan-Africana a realizar-se de 17 a 19 de Junho de 2026, em Luanda.
Para o Ministro esta conferência será uma oportunidade para forjar parcerias estratégicas, expandir redes de conectividade, fomentar o intercâmbio cultural e reconectar-se com as suas raízes.












