50 anos de Independência Nacional: Embaixada de Angola na Rússia acolhe encontro do Grupo Africano de Embaixadores
O Salão Nobre da Embaixada da República de Angola na Federação da Rússia acolheu nesta sexta-feira (28) o encontro do Grupo Africano de Embaixadores acreditados na Rússia, em homenagem aos 50 anos da Independência Nacional, comemorados no passado dia 11 de Novembro.
O encontro contou com a presença de 37 embaixadores e teve como convidada a Directora de Parceria com África do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Tatiana Dovgalenko, para abordagem da Segunda Conferência Ministerial Rússia-África a realizar-se na cidade do Cairo – Egipto.
O Grupo Africano de Embaixadores acreditados na Federação da Rússia discutiu a vida interna do grupo e planificou as celebrações do Dia de África para 2026 entre outras questões que têm a ver com a comunidade africana residente na Rússia.
O Dean do Grupo de Embaixadores africanos em Moscovo, o embaixador da República dos Camarões, Mahamat Paba Salé, durante o encontro sublinhou que a escolha da Embaixada da Angola para albergar o encontro enquadra-se na homenagem singela, simbólica e necessária à República de Angola pelo 50.º aniversário da Independência
Nacional, a sua contribuição para a libertação de África, em particular da África Austral e a presidência, este ano, da União Africana com o foco no desenvolvimento de infra-estruturas no continente.
O Embaixador angolano Augusto da Silva Cunha realçou o caminho a percorrer defendendo maior atenção a formação da nossa juventude e acompanhamento das perspectivas técnico científicas que se abrem e maior engajamento dos nossos países, porque África para além de berço da humanidade, é também a certeza de um futuro mais igual entre os continentes num mundo multipolar.












