Embaixada de Angola em França celebra 50 Anos de Independência Nacional com Jornada Cultural dedicada à Diáspora local
A Embaixada da República de Angola em França realizou, neste sábado, uma jornada comemorativa dedicada ao 50.º aniversário da Independência Nacional, proclamada a 11 de Novembro de 1975.
O evento, que teve lugar na Câmara Municipal do 16.º arrondissement de Paris, reuniu diplomatas, membros da comunidade angolana e amigos de Angola numa celebração que exaltou a cultura e a história do país.
A cerimónia foi presidida pela Embaixadora de Angola em França, Guilhermina Prata, que no seu discurso de abertura sublinhou a importância da data não apenas como um marco de soberania, mas também como uma oportunidade para reforçar os laços entre Angola e França. “Celebramos não apenas meio século de soberania nacional, mas também a força e a profundidade das relações humanas, culturais e institucionais que aproximam a comunidade angolana em França”, declarou a Embaixadora.
O programa cultural ofereceu aos presentes uma imersão na riqueza e diversidade da identidade angolana. Os convidados assistiram à exibição do vídeo oficial sobre os 50 anos de independência, que revisita a trajectória histórica do país.
O evento contou ainda com um desfile de moda das estilistas Iracema Matias e Júlia Rosa, uma vibrante actuação de dança tradicional do grupo Muxima ya Ngola, e a projecção do documentário “Do Outro Lado do Mundo”, da produtora Geração 80.
No seu discurso, a Embaixadora Guilhermina Prata destacou o papel da cultura como vector de união e diálogo. “Ao partilharmos arte, dança, moda, cinema e música, partilhamos igualmente valores, memórias e esperanças comuns.
Aproximamo-nos enquanto povo e fortalecemos uma amizade construída sobre os pilares do respeito mútuo, da admiração recíproca e da vontade partilhada de crescermos juntos”, afirmou.
A jornada comemorativa encerrou com a actuação de um grupo musical e foi seguido de um cocktail, proporcionando um momento de confraternização entre os participantes. O evento reafirmou o compromisso da promoção da cultura nacional e o fortalecimento das relações com a comunidade angolana residente no país.












