Ministro Téte António participou em Lomé na Reunião de Alto Nível sobre Coerência e Consolidação do Processo de Paz na RDC e na Região dos Grandes Lagos
O Ministro das Relações Exteriores, Téte António, participou este sábado, em Lomé, República do Togo, na Reunião de Alto Nível sobre Coerência e Consolidação do Processo de Paz na República Democrática do Congo e na Região dos Grandes Lagos.
A reunião foi convocada por Faure Essozimna Gnassingbe, Presidente do Conselho da República Togolesa, na sua qualidade de Mediador da União Africana, para reforçar a coerência, a complementaridade e a sinergia de acção no âmbito do processo africano unificado, sob a liderança da Mediação da União Africana.
O encontro visou ainda actualizar a arquitetura da Mediação, integrando o Secretariado Conjunto Independente como órgão de apoio aos Facilitadores; adoptar o Roteiro da Mediação para os próximos doze (12) meses e os Planos de Trabalho Temáticos semestrais dos Facilitadores, além de fornecer actualizações sobre os últimos desenvolvimentos no terreno e discutir as perspectivas para a consolidação da paz.
A presença de Angola no evento visou proporcionar uma oportunidade valiosa para reafirmar a continuidade, a coerência e a liderança reforçada nos esforços colectivos de África em prol da paz e da estabilidade na região dos Grandes Lagos.
Ao tomar a palavra, o Ministro Téte António em nome do Presidente da República de Angola e Presidente da União Africana, João Lourenço, enalteceu a iniciativa do evento, solidarizando-se com os incansáveis esforços pelo Presidente Faure Essozimna Gnassingbé*, na qualidade de Medianeiro designado pela União Africana, no conflito entre a RDC e o Ruanda.
O Ministro Téte António disse aos presentes que a República de Angola continua a defender que a estabilidade e a paz no Leste da RDC devem ser alcançadas através de um diálogo intercongolês e regional, mas nunca pela via da confrontação militar, tal como se tem assistido, com graves implicações no agravamento da insegurança das populações locais e da crise humanitária.
Disse também que Angola constata com a mais viva preocupação as consequências e as ameaças que decorrem da situação no Leste da RDC, que põem em causa os esforços incansáveis e significativos empreendidos no quadro do Conselho de Segurança das Nações Unidas, com destaque para a Resolução 2773, e no dos Processos de Washington e de Doha
A Reunião de Alto Nível sobre Coerência e Consolidação do Processo de Paz na RDC e na Região dos Grandes Lagos foi inaugurado por Faure Essozimna Gnassingbe, Presidente do Conselho da República Togolesa, Mediador da União Africana, e contou também com as intervenções de Robert Dusse*, do Ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação, Integração Africana e dos Togoleses no Exterior, e do Embaixador Bankole Adeoye, Comissário para os Assuntos Políticos, Paz e Segurança da União Africana.
O encontro registou, dentre outras as presenças de Sahle-Work Zewde, ex-Presidente da República Democrática Federal da Etiópia, Uhuru Muigai Kenyatta, ex-Presidente da República do Quénia e Mokgweetsi Eric Keabetswe Masisi, ex-Presidente da República do Botswana.












