27 de June, 2026
#Destaques #Sociedade

Angola participa em Genebra na adopção e relatórios e acordos estratégicos da OMS

Angola mantém uma participação activa na adopção de relatórios e acordos estratégicos da Organização Mundial da Saúde (OMS), reforçando, nesse sentido, o seu papel na diplomacia da saúde global em Genebra. Durante uma sessão realizada de 20 a 22 de Janeiro, no Palácio das Nações Unidas em Genebra, a Missão Permanente de Angola juntou-se aos demais Estados-membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) no processo de negociações sobre o sistema de Acesso e Repartição de Benefícios de Patógenos (PABS, na sigla em inglês).

A sessão do Grupo de Trabalho Intergovernamental (GTI) sobre o Acordo da OMS para Pandemias, é parte integrante do acordo adoptado pela Assembleia Mundial da Saúde (AMS) em maio de 2025 e foi retomada após um pedido dos Estados-membros para prorrogar a quarta reunião do Grupo Interinstitucional de Trabalho sobre Patógenos (IGWG), que estava prevista para dezembro de 2025.

Os Estados-membros prosseguiram com as negociações sobre as questões pendentes no projecto de anexo e trocaram pontos de vista com o objectivo de reduzir as divergências, bem como identificar áreas de convergência.
Os resultados do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo IGWG serão submetidos à 79ª Assembleia Mundial da Saúde, em maio de 2026, para sua apreciação.

Criado pela Assembleia Mundial da Saúde (AMS), o Grupo Interinstitucional de Trabalho sobre Patógenos (IGWG) tem como prioridade a elaboração e negociação do sistema PABS, que visa permitir o compartilhamento seguro, transparente e responsável de patógenos com potencial pandémico e suas informações de sequência genética, juntamente com a repartição justa e equitativa dos benefícios decorrentes de sua utilização, incluindo vacinas, terapias e diagnósticos.

Estão previstas novas reuniões do IGWG nos próximos meses, à medida que os Estados-membros prosseguem as suas negociações.

Relativamente ao Acordo sobre Pandemias, o contributo de Angola teve o ponto mais alto durante a 78.ª Assembleia Mundial da Saúde, em maio de 2025, quando na voz do Presidente da República, João Lourenço, juntou-se a outros Estados-Membros para pedir a adopção de um Acordo internacional visando uma arquitectura de saúde global mais equitativa e resiliente.

Nesse contexto, o Presidente da República, João Lourenço, anunciou durante a 78.ª Assembleia Mundial da Saúde uma contribuição de oito milhões de dólares para a Ronda Global de Investimento da OMS (período 2025-2026), unindo-se a outras Nações para garantir um financiamento mais estável à Organização.