26 de June, 2026
#A nossa diáspora #Angola #Destaques

Embaixada de Angola no Qatar assinala o início da luta armada

A Embaixada da República de Angola no Estado do Qatar, realizou no dia 06 de Fevereiro de 2026, uma cerimónia comemorativa por ocasião do 4 de Fevereiro, marco do início da luta armada em Angola, com a participação de membros da comunidade de angolanos residentes, diplomatas angolanos e convidados.

Durante o acto que foi presidido pelo Ministro Conselheiro. Adolfo Conceição, em representação do Chefe de Missão, foi exibido um filme documental, que relata os actos de bravura e determinação dos heróis do 4 de Fevereiro, os seus protagonistas e o impacto na luta de emancipação do colonialismo e na conquista da independência de Angola.

Ao se dirigir aos presentes, O Ministro Conselheiro Adolfo Conceição Conselheiro, lembrou que “durante os 14 anos de luta pela independência, muitos foram os compatriotas que deram as suas vidas pelo país, devendo as gerações presentes e futuras reconhecer os seus feitos e honrar a sua memória”.

No final, a comunidade residente, constituída maioritariamente por técnicos ligados às áreas da aviação civil e exploração petrolífera, foi brindada com um almoço à base de kitutes e pratos típicos de Angola.